Casas do futuro: tendências do design e arquitetura

O período de isolamento e distanciamento social incentivou mudanças internas nos lares, modificando o conceito das casas do futuro para o design e arquitetura.

Desde o início de 2020, o design de interiores e a arquitetura das casas vêm enfrentando grandes mudanças. Tudo aconteceu porque as prioridades dentro dos lares foram modificadas. Segundo a agência de previsão de tendências, WGSN,  agora existem 4 necessidades básicas em uma moradia:

  1. O conforto
  2. A segurança
  3. O contato humano
  4. O bem-estar

Todos esses itens convergem em um conceito utilizado pela própria agência, reafirmando que agora os consumidores estão desenvolvendo novas prioridades e comportamentos: do trabalho ao exercício, ao entretenimento, ao autocuidado.

Por isso, algumas tendências já fazem parte do dia a dia de muitos moradores e profissionais.

Domestic Kitchen Design (conception) – 3d illustration

Espaços adequados para o home office

Seguindo a necessidade do trabalho remoto nos últimos anos, algumas empresas adotaram ou pretendem adotar esse formato de home office.

Para isso, os trabalhadores precisam de um espaço adequado para realizar suas tarefas, com boa iluminação e objetos ergonômicos.

Alguns projetos buscam implementar biombos e divisores para facilitar a mobilidade entre cômodos.

Espaços flexíveis

Como um mesmo ambiente pode ter várias funções, arquitetos e designers de interiores visam intensificar essa possibilidade em seus projetos, adicionando móveis dobráveis e giratórios ao ambiente.

Nessa tendência, é importante alinhar as necessidades de cada versão do espaço para que ele funcione de forma prática.

Empty white interior with parquet floor and white walls, custom architecture design project, white ink sketch, blueprint showing modern kitchen, concept, mock-up, architecture idea

Automação residencial

Durante os últimos anos, o Brasil aumentou em 47% o consumo de assistentes virtuais por voz – esse dado indica uma necessidade de facilitar a vida dentro de casa, investindo em itens de tecnologia que tornam as tarefas cotidianas mais práticas.

Acender e desligar a luz, abrir e fechar as janelas, efetuar compras e checar a temperatura são apenas algumas das tarefas que podem ser automatizadas e fazem parte das “casas inteligentes”.

Natureza em casa

O aumento das plantas em ambientes internos deixam os espaços mais aconchegantes, além de contribuírem para a saúde mental e descontração.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

LEIA TAMBÉM

RECEBA NOSSAS
NOVIDADES

Preencha os dados abaixo para receber todas as novidades.

FÁBRICA

Av. Avelino Maciel Neto, 1800, Glorinha - RS

ESCRITÓRIO CORPORATIVO

Av. Avelino Maciel Neto, 1800, Glorinha - RS