Vai morar sozinho? Confira estas dicas antes de sair de casa

Sair da casa dos pais pode ser um momento bem esperado para a maioria das pessoas, mas isso não significa que seja fácil. Para morar sozinho, é preciso organização, um ótimo planejamento e resiliência para lidar com os possíveis problemas da vida adulta.

Inclusive, esse é exatamente o primeiro ponto que deve ser trabalhado: a compreensão de que você está fora da casa dos seus pais. Chegar e sair de casa a hora que você quiser tem suas vantagens, mas a casa é totalmente sua para limpar e lidar com gastos e imprevistos.

Ao querer sair de casa, comece a trabalhar a sua percepção de lar. Quanto sua casa costuma consumir de luz e água? A duração do gás é de quantos meses? Eletrodomésticos costumam precisar de reparo?

A partir desse exercício, sua mente estará mais preparada para enfrentar o desafio de morar sozinho. Afinal, você vai entender que todo mundo passa pelas mesmas situações, e que você não vai estar sozinho.

Passando desse ponto, que tal começar a sua organização financeira?

Especialistas estimam que as pessoas levam, em média, 10 meses para conseguir economizar um valor referente aos primeiros gastos com seu novo imóvel. Outros explicam que essa reserva é semelhante à de emergência, que é relativa aos seus gastos mensais. Ou seja: se você tem contas mensais de R$ 3 mil por mês, deve guardar ao menos R$ 36 mil para se manter bem por 12 meses.

A partir dessa régua de gastos, busque por imóveis que possuam contas fixas (IPTU, condomínio, parcela do aluguel ou da compra) de acordo com a sua capacidade financeira. 

Depois de tudo organizado para você morar sozinho, chegou o momento de falar sobre a decoração e compras de eletrodomésticos e mobiliário.

Por mais entusiasmante que seja o período de preencher a casa com tudo o que gostamos, essa etapa exige grande responsabilidade financeira para medir o tamanho da fatura no final do mês.

Para ajudar você, preparamos o esquema abaixo:

Compreendendo que você não precisa mobiliar toda a casa de uma só vez, fica mais fácil não criar dívidas. Entenda as verdadeiras necessidades, selecione prioridades e aproveite promoções.
Agora que você já sabe como se organizar para morar sozinho, veja essas inspirações de decoração para o seu novo ambiente.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

LEIA TAMBÉM

RECEBA NOSSAS
NOVIDADES

Preencha os dados abaixo para receber todas as novidades.

FÁBRICA

Av. Avelino Maciel Neto, 1800, Glorinha - RS

ESCRITÓRIO CORPORATIVO

R. dos Andradas, 1001 - Centro Porto Alegre - RS