Arquitetura na Copa do Mundo do Catar: Conheça os Estádios

Descubra a história da arquitetura dos estádios que sediam a Copa do Mundo 2022 no Catar.

Um dos eventos mundiais mais esperados está finalmente chegando – e durante todo o período de preparação, a Arquitetura esteve presente na construção de todos os oito estádios que farão parte da atração da Copa do Mundo 2022.

Conheça alguns deles:

Estádio Al Janoub
Em 2013, a empresa de arquitetura Zaha Hadid Architects foi escolhida para trabalhar junto da empresa AECOM na construção desse estádio, em uma das áreas mais antigas a serem habitadas no sul de Doha.

Assim, o projeto para 40 mil lugares é inspirado na história da cidade, que envolve pescadores, barcos veleiros e pérolas.

Ao seu redor, escolas, espaços de evento e pistas de ciclismo estão sendo construídos para garantirem um uso a longo prazo. 

Estádio Ahmad Bin Ali
Construído pelas empresas BDP Pattern, Ramboll e AECOM, o estádio é sede de um dos times mais prestigiados do Catar – e a presença dos símbolos das tradições do catari em sua estrutura realçam a união da comunidade.

Esses símbolos possuem diferentes significados, como a beleza do deserto, a importância da família e também a flora e a fauna que são nativas do local.

O projeto foi feito para abrigar 40 mil torcedores e o sistema de resfriamento garante conforto durante os dias de disputa.

Estádio Al Bayt

A construção das empresas AS+P Albert Speer, Partner e Dar Al-Handasah celebram o passado e o presente do Catar, através de elementos no design que relembram a história dos pescadores de pérolas e mergulhadores.

A arquitetura do local também foi inspirada nas barracas tradicionais dos nômades, e a parte superior da arquibancada é modular e portátil – algo que deixará a experiência no estádio ainda mais futurística.

O estádio possui capacidade de abrigar 60 mil torcedores e a cultura e a tradição da cidade seguem presentes em toda a sua composição.

Estádio Al Thumama
Na construção da empresa Ibrahim Jaidah Architects & Engineers, o projeto da fachada inspira-se nos padrões de tecidos das Gahfiya (uma touca tradicionalmente utilizada por homens muçulmanos na região).

Além desse detalhe, a arquitetura ecológica se faz presente ao garantir a economia de 40% a mais de água, irrigando áreas verdes com água reciclada – e as árvores nativas são utilizadas para cobrir 84% da paisagem.

A inspiração veio para você? Então continue acompanhando nossos conteúdos nas redes sociais e fique por dentro de tudo sobre Arquitetura e Design de Interiores.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

LEIA TAMBÉM

RECEBA NOSSAS
NOVIDADES

Preencha os dados abaixo para receber todas as novidades.

FÁBRICA

Av. Avelino Maciel Neto, 1800, Glorinha - RS

ESCRITÓRIO CORPORATIVO

R. dos Andradas, 1001 - Centro Porto Alegre - RS