É bem provável que você esteja lendo este texto em um ambiente bastante iluminado, ou há grandes chances de você estar deitado na cama, com apenas a luz do celular iluminando o seu rosto.
A refração da luz, também conhecida como iluminação, interfere diretamente em nosso humor — até mesmo no nosso comportamento, durante o dia a dia.
Não é à toa que dormimos em ambientes mais escuros e aconchegantes e trabalhamos durante o dia, quando há mais incidência de luz natural — a não ser que você seja um vigilante noturno, lógico.
Para explicar um pouco mais sobre a importância das luzes nos ambientes e como elas podem trazer diversos benefícios à sua vida, a fibraplac preparou mais um material completo para você! Vem com a gente 🙂
COMO A ILUMINAÇÃO INFLUENCIA O COMPORTAMENTO
A partir de um estudo, a Universidade de Toronto, no Canadá, descobriu que as pessoas tendem a ter emoções mais fortes em espaços altamente iluminados.
Já a depressão sazonal e demais transtornos, geralmente surgem por passar muito tempo em lugares escuros.
Como você bem sabe, existem luzes quentes e frias. Estes dois tipos mais populares estão bastante associados à temperatura da cor, podendo determinar certas sensações às pessoas que transitam em um determinado ambiente.
Por exemplo: cozinha, sala, banheiro e quarto não devem compartilhar a mesma iluminação, pois as atividades executadas em cada uma delas são particularmente diferentes.
Vamos dar uma olhadinha em como utilizar as luzes de maneira certa em cada um desses ambientes?
SALA DE ESTAR
Este, talvez, seja o ambiente onde a família mais se encontra. Por isso, os sentimentos envolvidos são, em sua maioria, armistícios, de confraternização ou apenas de um bom relaxamento assistindo uma TV.
Mesclar recursos de iluminação direta e indireta pode proporcionar tudo aquilo que se espera deste ambiente. Como dizem diversos especialistas, a temperatura de cor das lâmpadas para as salas é bem pessoal. Porém, é comum utilizar temperaturas mais mornas — contudo, não pense que deixar este ambiente bem claro está errado!
O que vale aqui é trazer aquele sentimento desejado, através da iluminação.
COZINHA
Aqui, não há debate. O ambiente precisa de uma ótima iluminação, com luzes de cor neutra e que seja clara o suficiente para você enxergar o ambiente por completo com a mesma refração.
Fitas de led nos mobiliários ou luminárias pendentes nas bancas são um ótimo pedido. O importante aqui é iluminar bem para evitar acidentes domésticos e dar um toque a mais para sua cozinha.
QUARTO
Por ser um ambiente feito para descanso, opte sempre por luzes amarelas.
“Ah, mas eu utilizo o meu quarto para trabalhar, quando estou de home-office”.
Ok, apesar de não ser o ambiente adequado para tal função, sabemos que os últimos anos pegaram todo mundo desprevenido. Nesses casos, opte por uma iluminação com regulagem. Suas noites de sono e a sua produtividade no trabalho agradecem!
Agora que você descobriu como as cores dos ambientes influenciam no seu humor e como utilizá-las ao seu favor, continue acompanhando nossas matérias aqui no blog e fique por dentro das principais tendências de Design de Interiores!