Decoração Montessoriana: Estimule o desenvolvimento do seu bebê

Com móveis na altura das crianças, a decoração montessoriana ajuda os bebês a desenvolverem suas independências.

Se você tem procurado por decorações de quarto de bebê, deve ter ouvido falar sobre o método montessoriano, que visa dar mais autonomia e liberdade às crianças, fazendo com que elas possam explorar novos aprendizados.

Esse é um processo importante para que os pais consigam observar e compreender melhor o processo de crescimento de um ser que está começando a descobrir o mundo.

COMO A DECORAÇÃO MONTESSORIANA FUNCIONA?

A decoração montessoriana é composta por móveis posicionados na altura da criança, além de priorizar uma organização mais simples para que os pequenos possam brincar quando quiserem.

Ela pode estar presente em quartos de recém-nascidos e para aqueles que estão nos primeiros cinco anos de idade – o ideal é ir reformulando a decoração de acordo com o crescimento.

E QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?

A decoração montessoriana aprimora a coordenação motora e a concentração das crianças, fortalece a independência e a confiança – além de estimular a criatividade.

Ela também auxilia as crianças a identificarem seus limites, preferências e habilidades.

COMO FAZER PARA CRIAR?

  1. Busque por móveis baixos

Essa opção promove a autonomia da criança que irá utilizar o quarto, além da proximidade ao chão evitar que a criança sofra algum acidente enquanto explora sua habilidade de subir e descer sozinha da própria cama.

Cômodas e nichos também devem ser menores, priorizando que os pequenos tenham acesso mais fácil (e confortável) aos seus brinquedos.

  1. Escolha móveis lúdicos

Quando apostamos em diferentes cores e formas, as crianças possuem sua criatividade estimulada. Um tapete em forma de urso ou puffs coloridos são exemplos práticos que tornam isso possível. Outro ponto para prestar atenção nesses móveis são as laterais pontiagudas – dê preferência aos cantos arredondados para evitar acidentes.

  1. Cuidado com o excesso de informação

As cores vivas, os brinquedos e as formas são importantes para promover a criatividade – mas é preciso cuidado para não exagerar e confundir os pequenos.

O acúmulo de informações pode fazer com que eles percam o foco de determinadas tarefas e acabem se distraindo com mais facilidade.

Os tons pastéis são cores mais neutras, ainda que coloridas, que podem ser uma boa aposta para o ambiente.

  1. Atenção com a segurança

Assim como as cores podem chamar atenção demais, a liberdade que o ambiente montessoriano proporciona deve ser monitorada. Você pode tampar as tomadas com proteções para ambientes infantis, usar tapetes macios e travas nas portas dos móveis – caso o interior não deva ser acessado pelos pequenos.

Para ajudar você a compor esses ambientes, confira nossa nova linha de padrões de MDF: Sensações, e monte seu próximo projeto de vida!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

LEIA TAMBÉM

RECEBA NOSSAS
NOVIDADES

Preencha os dados abaixo para receber todas as novidades.

FÁBRICA

Av. Avelino Maciel Neto, 1800, Glorinha - RS

ESCRITÓRIO CORPORATIVO

R. dos Andradas, 1001 - Centro Porto Alegre - RS